Por Kleber Karpov
Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) concluiu o Protocolo de Operações Integradas (POI) para o desfile cívico de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. O planejamento, elaborado com órgãos federais e locais, prevê alterações no trânsito a partir das 17h de sábado (6/Set) e policiamento reforçado com linhas de revista para garantir a segurança de participantes, autoridades e prédios públicos durante a celebração.
O planejamento foi detalhado a partir de levantamentos de inteligência para assegurar a tranquilidade do evento. “Elaboramos um material detalhado, com base em informações dos setores de inteligência e sob a chancela de todos os envolvidos, o que reforça a integração que já faz parte das nossas ações. Além do efetivo escalado para atuar no local, teremos equipes de sobreaviso. O objetivo é garantir que essa celebração ocorra de forma pacífica e segura”, destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Operação integrada
O esquema de segurança contará com tropas especializadas e policiamento ostensivo em toda a região central. O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito e os prédios públicos estarão protegidos por gradis. Equipes de emergência do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e da Secretaria de Saúde (SES), por meio do Samu, atuarão no local. A 5ª Delegacia de Polícia terá efetivo reforçado para o registro de ocorrências.
Para centralizar a atuação, uma estrutura chamada Cidade Policial será montada ao lado do Museu da República, servindo como ponto de apoio e abrigando os comandos móveis das corporações. A Delegacia Móvel da PCDF estará no local para registro de ocorrências e bloqueio de celulares roubados ou furtados.
Tecnologia no monitoramento
A segurança será apoiada por tecnologia de ponta. Drones e câmeras dos comandos móveis da PMDF enviarão imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O CBMDF utilizará a Plataforma de Observação Elevada (POE), um veículo com câmeras de alta resolução que alcançam até 15 metros de altura, incluindo uma câmera térmica que capta imagens por meio do calor, permitindo uma vigilância detalhada da movimentação do público.
Alterações no trânsito
Os bloqueios de trânsito na Esplanada terão início às 17h de sábado (6/Set), com interdições na via S1, na altura da Catedral, e na N1, próximo ao Corpo de Bombeiros. Às 23h de sábado, a interdição na S1 será ampliada, começando na alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. No domingo (7/Set), a partir das 4h, novos trechos serão bloqueados para a movimentação de veículos blindados.
“Os condutores que precisarem transitar pelas vias interditadas deverão utilizar rotas alternativas, como a S2, até a altura do STF, onde haverá o desvio para a S3, além da N3”, orientou o coronel Edvã Sousa, comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF. O Eixão do Lazer funcionará normalmente para pedestres.
O público poderá utilizar os estacionamentos dos anexos dos ministérios e dos setores Comercial, Bancário e de Autarquias. A área atrás do Ministério do Desenvolvimento (MDIC) será reservada para táxis e transporte por aplicativo.
Itens proibidos e revistas
O acesso à área do desfile será controlado por linhas de revista. O subsecretário de Operações Integradas, Carlos Eduardo Melo, alertou para a lista de itens proibidos. “É muito importante que a população verifique a lista. Não será permitido entrar na Esplanada com capacete motociclístico, por exemplo. Desta forma, é importante lembrar que os motociclistas levem corrente e material necessário para que o equipamento fique junto da moto”, afirmou.
A lista de itens proibidos inclui:
→ Fogos de artifício e similares;
→ Capacetes motociclísticos;
→ Armas de fogo em geral;
→ Latas, copos, garrafas, coolers e isopor;
→ Apontador a laser ou similares;
→ Artefatos explosivos;
→ Sprays e aerossóis;
→ Animais em geral, com exceção de cães-guia;
→ Bolsas e mochilas com mais de 100 cm na soma das dimensões dos três lados, ou sejam, altura, largura e profundidade;
→ Máscaras de qualquer tipo e tamanho, exceto as de proteção facial;
→ Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes;
→ Malas, pastas, caixas e similares;
→ Churrasqueira de qualquer tamanho;
→ Barraca e similares de qualquer tamanho ou tipo;
→ Drones não-autorizados;
→ Quaisquer outros itens que possam comprometer a segurança;
→ Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade;
→ Garrafas de vidro e latas;
→ Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo;
→ Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira;
→ Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo;
→ Objetos, instrumentos ou equipamentos que possam causar danos ao patrimônio público ou privado, ou representar risco à integridade física das pessoas, tais como: bastões, tacos, porretes e similares, ferramentas ou utensílios perfurantes ou cortantes, correntes, cabos de aço ou cordas grossas;
→ Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas);
→ Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.
“Serão realizadas abordagens com foco na retirada de objetos que possam comprometer a segurança, como facas, canivetes e materiais perfurocortantes”, explicou o coronel Juliano Farias, comandante do policiamento no evento.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

