Projeto conecta gerações e inspira estudantes da rede pública do DF

Projeto conecta gerações e inspira estudantes da rede pública do DF

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) promoveu, nos dias 22, 28 e 29/Ago, as três primeiras edições do projeto ‘Eu Já Tive a Sua Idade’, e conectou mais de 400 estudantes de escolas públicas com pessoas idosas para uma troca de experiências. A ação itinerante passou por centros de ensino no Gama, na Asa Sul e em Planaltina, com o objetivo de compartilhar trajetórias e aprendizados com jovens que se preparam para entrar na vida adulta.

A proposta da iniciativa é levar para o ambiente escolar personalidades que marcaram o cenário social e cultural do DF, além de idosos da própria comunidade, para um diálogo aberto com os alunos. Para os estudantes, a oportunidade representa uma fonte valiosa de conhecimento prático, que vai além do conteúdo curricular.

Voz da juventude

Para os participantes, os encontros servem como uma ponte entre a teoria da sala de aula e os desafios do mundo real. A estudante Júlia Lopes, 18 anos, que participou da edição no Centro de Ensino Médio Setor Oeste (Cemso), resumiu o sentimento dos colegas.

“Nós estamos saindo da escola para o mundo, mas é com a vida que vamos realmente aprender a conviver em sociedade. Quanto mais conhecimento a gente adquirir por meio desses bate-papos, maior será o nosso preparo para lidar com os desafios e chegar longe”, disse a jovem.

Conexão de saberes

Mônica Nóbrega, comunicadora – Foto:

Entre as convidadas que já compartilharam suas histórias estão a professora Silvia Seabra, a jornalista Jane Godoy e a comunicadora Mônica Nóbrega. Para Mônica, o projeto tem o poder de estimular reflexões essenciais para o futuro dos jovens. “Participar do projeto aproxima gerações e faz com que os adolescentes reflitam sobre temas que serão relevantes para o futuro deles”, afirmou.

A iniciativa também abre espaço para a participação de idosos da comunidade escolar, como Leonora Cunha, que emocionou os alunos do Centro de Ensino Médio 01, em Planaltina, com sua trajetória. Em sua fala, ela destacou que o aprendizado é uma via de mão dupla. “Essas experiências nos permitem aprender com os jovens, que têm liberdades e oportunidades que eu não tive. Meu conselho é que nunca desistam dos sonhos — vocês têm muito a ensinar e a aprender”, aconselhou.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforça o objetivo da ação. “Levar ações como esta para o ambiente escolar fortalece a conexão entre gerações e ajuda a preparar os jovens para os desafios que virão”, concluiu.


Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.



Fonte

About Author