Se aprovado, o CDLGBTI+ será vinculado ao órgão gestor da Política de Direitos Humanos do DF
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), enviou à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o projeto de lei que cria o Conselho Distrital de Proteção e Promoção de Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Travestis, Intersexos e demais dissidências de gênero e sexualidade (CDLGBTI+), nessa quarta-feira (1º/10).
O objetivo do conselho será assegurar à população LGBTI+ o pleno exercício de sua cidadania, além de encaminhar às autoridades competentes as denúncias e representações que lhe sejam dirigidas. O grupo também deverá estudar e propor soluções de ordem geral para os problemas referentes à defesa dos direitos fundamentais da pessoa LGBTI+.
Na justificativa do projeto de lei, Ibaneis disse que “os órgãos de fiscalização e a sociedade tem instado e cobrado da governança distrital o restabelecimento deste colegiado de direitos, que quando em funcionamento, fortalecerá a dignidade humana, à igualdade de direitos e à cidadania das pessoas LGBT”.

