A cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março de 2026, com a primeira pré-seleção prevista para 16 de dezembro de 2025
A Academia Brasileira de Cinema anunciou a lista dos 16 filmes que vão disputar a indicação oficial do Brasil ao Oscar 2026 na categoria de melhor filme internacional. Segundo reportagem do UOL, a cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março de 2026, com a primeira pré-seleção prevista para 16 de dezembro de 2025 e a divulgação final dos indicados em 22 de janeiro de 2026.
Entre os títulos selecionados está “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, que narra a jornada de Gal, uma recicladora de lixo que foge de um marido violento levando os filhos pequenos em uma carroça pelas ruas de São Paulo, transformando a fuga em uma suposta aventura aos olhos das crianças.
Na lista também aparece “Homem com H”, de Esmir Filho, que recria a trajetória artística e pessoal de Ney Matogrosso, e “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal, que acompanha um adolescente da periferia carioca diante da doença terminal da avó.
A relação também inclui documentários, como “Milton Bituca Nascimento”, de Flavia Moraes, sobre a turnê de despedida do cantor, e thrillers como “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ambientado no Brasil de 1977 e estrelado por Wagner Moura.
Produções como “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende, exploram o conceito de família a partir de um pescador que adota um menino órfão. “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, traz um olhar distópico sobre idosos deslocados compulsoriamente para colônias habitacionais na Amazônia.
Há também o sertanejo “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi; o suspense criminal “Os Enforcados”, de Fernando Coimbra; e o drama histórico “Retrato de Um Certo Oriente”, de Marcelo Gomes, sobre a saga de imigrantes libaneses na Amazônia.
A escolha do representante brasileiro para o Oscar será feita pela Academia Brasileira de Cinema, com o vencedor integrando a lista de pré-selecionados da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

