Por Kleber Karpov
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) inaugurou, nesta quarta-feira (03/Set), a nova Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) na sede próprio TRE-DF. O espaço, deve funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, onde se encontram reunidas 14 zonas eleitorais para atender todas as demandas dos cidadãos. O Tribunal recomenda que o atendimento seja agendado previamente por meio do site www.tre-df.jus.br, onde também é possível resolver outras questões eleitorais.
Serviço moderno e acessível
De acordo com o presidente do TRE, desembargador eleitoral Jair Soares, a iniciativa moderniza a prestação de serviços à população. “Esta central se alinha às mais modernas práticas operacionais. Colocamos à disposição da população, em regime de expediente integral, um ambiente amplo, com total acessibilidade, em região central da cidade, com estacionamento disponível e fácil acesso ao transporte público, além de tecnologia para a resolução rápida das demandas dos eleitores”, afirmou.
Apesar da centralização, os postos de atendimento nas regiões do Lago Sul, Sobradinho, Taguatinga e Gama permanecem ativos, assim como o posto eleitoral do Na Hora, na Rodoviária do Plano Piloto. A mudança busca também gerar economia com despesas de manutenção e pessoal, além de reforçar a segurança.
Parceria com GDF
Presente na inauguração, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressista), parabenizou o TRE-DF e destacou que a cessão das áreas antes ocupadas pelas zonas eleitorais ao Governo do Distrito Federal beneficiará a saúde pública.
Para Celina Leão, a nova central reflete os pilares que o cidadão busca: eficiência, agilidade e otimização dos recursos públicos. “Não há democracia sem justiça eleitoral. Em uma democracia consolidada, é fundamental uma justiça eleitoral moderna, eficaz e eficiente. É isso que o TRE-DF entrega hoje, em benefício daqueles que exercem sua cidadania”, comemorou.
Migração escalonada
O TRE-DF informou que algumas zonas eleitorais ainda estão em processo de migração para a CAE, o que exigirá a suspensão temporária dos atendimentos de forma escalonada. Durante os períodos de mudança, os prazos processuais também serão suspensos.
O calendário de interrupções é o seguinte:
- 3ª Zona Eleitoral (Taguatinga Norte): 1º a 5/9
- 9ª Zona Eleitoral (Guará): 8 a 12/9
- 1ª Zona Eleitoral (Asa Sul): 15 a 19/9
- 10ª Zona Eleitoral (Núcleo Bandeirante): 22 a 26/9
- 2ª Zona Eleitoral (Paranoá): 29/9 a 3/10
- 15ª Zona Eleitoral (Águas Claras): 6 a 10/10
- 6ª Zona Eleitoral (Planaltina): 13 a 18/10
- 13ª Zona Eleitoral (Samambaia): 20 a 24/10
- 21ª Zona Eleitoral (Recanto das Emas): 27 a 31/10
- 4ª Zona Eleitoral (Santa Maria): 3 a 7/11
- 16ª Zona Eleitoral (Ceilândia Norte): 10 a 14/11
- 8ª Zona Eleitoral (Ceilândia Centro): 24 a 28/11
- 20ª Zona Eleitoral (Ceilândia Sul): 1º a 5/12
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

