Por Kleber Karpov
Companhia de Samento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) recebeu a classificação de risco AAA.br, nota máxima na escala nacional, da agência internacional Moody’s. A avaliação reconhece a solidez financeira, a governança corporativa e a sustentabilidade operacional da empresa, consolidando-a como referência em gestão pública no setor de saneamento.
Solidez e estabilidade
A nota AAA.br, atribuída apenas a organizações com histórico consistente de sustentabilidade financeira, indica um risco de crédito mínimo. O relatório da Moody’s ressalta que a Caesb opera em uma região economicamente sólida e possui alta flexibilidade para investimentos, uma vez que o Distrito Federal já conta com ampla cobertura de água (99%) e esgoto (94%), em linha com as metas do marco legal do saneamento.
A agência também destacou como positivo o modelo de prestação de serviço direta adotado no DF, que não possui prazo definido, o que garante maior estabilidade em comparação ao regime de concessões tradicionais.
Investimentos futuros
A conquista é resultado direto das ações da companhia para modernizar sua estrutura, fortalecer a governança e ampliar a eficiência. Para o presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, o reconhecimento atesta a qualidade da gestão e consolida a credibilidade da empresa junto a financiadores e parceiros. “Essa avaliação representa a confiança no trabalho sério que temos desenvolvido com a orientação do governador Ibaneis Rocha”, afirmou.
Reis também anunciou um robusto plano de investimentos para os próximos anos. “É um selo de excelência que fortalece nossa capacidade de obter crédito com melhores condições e reforça o compromisso da Caesb com a sustentabilidade e a responsabilidade com os recursos públicos. Até 2029, vamos investir R$ 3,7 bilhões para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados pela Caesb”, declarou.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

