Por Kleber Karpov
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a Polícia Judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) realizarão uma operação de segurança integrada a partir de 2 de setembro, em função de um julgamento na Corte, e para as comemorações do 7 de Setembro, no próximo domingo. O esquema especial de segurança terá a Praça dos Três Poderes como foco, com o policiamento intensificado e o monitoramento das vias de acesso.
A operação contará com equipamentos de última geração e drones com capacidade de imagem térmica, permitindo varreduras diurnas e noturnas para garantir a vigilância contínua do perímetro. A partir de 1º de setembro, a Célula Presencial Integrada de Inteligência será instalada na sede da SSP-DF. A estrutura, que reunirá órgãos de segurança locais e nacionais, visa a ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais para identificar movimentações suspeitas.
O policiamento na Praça dos Três Poderes será ampliado e incluirá abordagens e revista de mochilas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções na área. Até o momento, não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento.
Para o desfile de 7 de setembro, a Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 17h do dia 6 de setembro, na altura da Catedral, e às 23h, na alça leste, após a Rodoviária do Plano Piloto. O acesso ao público no dia do evento será aberto às 6h, com pontos de revista para controle.
Para garantir a tranquilidade e a segurança, a entrada de itens como armas, objetos cortantes, fogos de artifício, recipientes de vidro e mochilas de grande porte estará proibida. Drones sem autorização também não serão permitidos. As medidas estão sendo adotadas em parceria com o STF e os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública.
Medidas de Segurança
- Policiamento ampliado: Na Praça dos Três Poderes, com atenção às vias de acesso (S1 e S2).
- Tecnologia: Monitoramento com drones e imagens térmicas para vigilância contínua.
- Proibições: Itens como armas, objetos cortantes, fogos de artifício e mochilas grandes não serão permitidos na Esplanada.
- Interdições: Esplanada dos Ministérios será bloqueada para veículos na véspera do desfile.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

