Inovação e Cooperação Marcam a 40ª Reunião do Conselho de Saneamento Básico do DF

ago 29, 2025 #Adasa, #Caesb, #CONSAB/DF, #PDI
Imagem- Assessoria de Comunicação Institucional (ACI) - Adasa

Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) é protagonista do debate sobre soluções tecnológicas e fortalecimento da gestão hídrica no Distrito Federal

 

Na quinta-feira (28/08), o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) foi o foco principal da 40ª Reunião Ordinária do Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (CONSAB/DF), realizada no auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa. Criado pela Resolução nº 13/2021, o programa tem papel estratégico no estímulo a soluções inovadoras para aprimorar a gestão dos recursos hídricos e elevar a qualidade dos serviços de saneamento no Distrito Federal.

Além da apresentação do PDI, a reunião foi aprovada na ata da 39ª reunião e definiu a criação de um Grupo de Trabalho para apoiar o processo seletivo de representantes da sociedade civil para o mandato 2026-2028. O encontro reforça a importância da cooperação entre instituições e a aposta na inovação como caminho fundamental para o enfrentamento dos desafios futuros do setor.

O superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto da Adasa, Rafael Mello, ressaltou que os avanços dos exercícios são frutos de um trabalho coletivo e de longo prazo. “Uma base sólida, construída com planejamento e parcerias, gera resultados duradouros. O compromisso iniciado anos atrás hoje se converte em progressos concretos para o saneamento do Distrito Federal”, afirmou.

Na mesma perspectiva, Fuad Moura, superintendente de Projetos Especiais e Novos Negócios da Caesb, destacou o papel estratégico do PDI. “O programa reafirma nosso compromisso com a busca por soluções inovadoras que enfrentam os desafios operacionais. Entre os projetos em andamento estão a gestão de perdas, o monitoramento de mananciais e tecnologias de tratamento avançado, além de iniciativas para capacitar jovens pesquisadores e fortalecer todo o setor”, explicou.

Para o diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, é preciso ampliar investimentos e ousar em soluções inovadoras. “Inovar é estratégico e exige coragem. Adasa e Caesb, em parceria com universidades e órgãos do GDF, têm a responsabilidade de serem referência nacional. Contamos com instituições fortes e devemos pensar grande para elevar o padrão do setor e garantir serviços de mais qualidade à população”, enfatizou.

Especialistas convidaram estudos relacionados ao PDI, focando na redução de perdas, no fortalecimento da gestão hídrica e em metodologias modernas de tratamento de água e esgoto. O encontro também promoveu uma troca de experiências entre conselheiros, gestores e pesquisadores, consolidando o papel do CONSAB/DF como espaço de participação social e construção coletiva de soluções.

O Conselho é formado por representantes de diversos segmentos da sociedade e tem como missão aproximar consumidores, governo, agência reguladora e companhia prestadora. Suas atribuições incluem analisar propostas de melhoria, acompanhar a evolução regulatória e estimular programas educativos sobre direitos e deveres dos usuários.

A mesa técnica conta com a participação de Aldo César Vieira Fernandes, representante do Presidente do Conselho; Rafael Machado Mello, da ADASA; Fuad Moura Guimarães Braga, da CAESB; Cristina Brandão, pesquisadora; Ricardo Tezini Minoti, pesquisador; e Giancarlo Covolo Heck, pesquisador (participação virtual).

About Author