Por Kleber Karpov
O GDF realiza em conjunto com a Regional de Ensino de Taguatinga realizam a 4ª Feira de Acessibilidade do Distrito Federal e inovam ao expandir o seu escopo para além da deficiência visual, além de acolher projetos de inclusão para pessoas com diferentes tipos de necessidades especiais, como cadeirantes, autistas e portadores de doenças raras. O evento ocorre nos dias 12 e 13 de setembro, no Alameda Shopping, em Taguatinga e as inscrições para a apresentação de trabalhos ficam abertas até 5 de setembro.
A feira é uma iniciativa da Biblioteca Braille Dorina Nowill, equipamento da Secretaria de Educação (SEEDF). Eliane Ferreira, coordenadora da biblioteca, comemora a evolução do projeto, que cresceu em alcance desde a primeira edição, em 2022. “A feira tomou uma proporção muito maior, com atividades culturais, teatro, música, divulgação de tecnologias e forte engajamento de diferentes segmentos”, explica. O evento, com entrada gratuita, acontecerá das 10h às 19h.
Espaço de articulação e valorização
A coordenadora da Regional de Ensino de Taguatinga, Daniela Souza dos Santos Freitas, destaca a importância da feira para quebrar preconceitos. “É preciso quebrar preconceitos e mostrar a importância deles, mostrar o quanto eles são capazes de fazer parte da sociedade”, afirma.
Para o secretário da Pessoa com Deficiência, Willian Ferreira da Cunha, a feira é um espaço de articulação entre a sociedade civil e o poder público. “A Feira de Acessibilidade demonstra isso na prática, reunindo instituições e a sociedade para discutir, apresentar tecnologias assistivas e práticas pedagógicas voltadas para esse público”, diz. O evento contará com a participação de mais de 20 instituições, incluindo a Biblioteca Nacional de Brasília, a Fundação Dorina Nowill, de São Paulo, o Sebrae e a Defensoria Pública.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.