A ação envolve diferentes órgãos do governo, como as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, o Serviço de Limpeza Urbana, a Novacap e as polícias Civil e Militar.
Segundo o governo, as pessoas em situação de rua receberão serviços de saúde e assistência social, além de orientações sobre cuidados com pets. Também podem receber uma parcela única de R$ 600 para pagar aluguel e passagens para deslocamento interestadual, se desejarem.
O GDF também diz que vai oferecer vagas em abrigos, cadastro habitacional e programas de qualificação profissional.
Ao fim desses atendimentos, no entanto, o governo vai remover os barracos e outras estruturas temporárias que estão sendo usadas pelas famílias.’

O material será transportado pelo DF Legal para a casa regular dessas pessoas ou para o depósito da pasta, no SIA Trecho 4. A retirada em até 60 dias é gratuita.
O mapeamento dessas famílias e dos pontos de ocupação foi feito na semana passada por equipes do Executivo.
A ação será feita em cinco pontos da Asa Norte:
- Muro ao lado do Colégio Pódion, na 913 Norte;
- 908 Norte, próximo ao Bloco 11 do UniCEUB;
- 910 Norte, atrás da Casa do Ceará;
- 915 Norte, terreno ao lado do Colégio Sagrada Família
- area verde em frente à 5ª DP.
Mutirão de serviços na quarta
Na manhã de quarta-feira (19) a Defensoria Pública do DF promove a 11ª Edição da “Quarta do Cidadão” em frente à Biblioteca Nacional, na Esplanada dos Ministérios.
O projeto oferece exames de DNA gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade para, nas palavras do governo, “garantir o exercício da paternidade responsável e o direito à filiação”
A ação é feita em parceria com o projeto “Meu Pai Tem Nome”, do Conselho Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos-Gerais (Condege).
Outras ações sociais serão oferecidos no local, como as ações do projeto Banho do Bem – que oferece banho e serviços de higiene a pessoas em situação de rua, além de arrecadar roupas e itens de uso pessoal para doação.