A solução para o Brasil é o BRICS, diz Simone Tebet

jul 31, 2025 #Cefé, #EUA, #frutas., #Trump
Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em cerimônia no Banco Central, em Brasília - 02/04/2025 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Durante evento na Fiesp, a ministra do Planejamento enfatizou o pragmatismo frente às tarifas de Trump e ressaltou a aposta na integração da América do Sul.

A Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defendeu que o fortalecimento da aliança com o BRICS é uma “solução” estratégica para o futuro do Brasil. Durante um evento em São Paulo, ela destacou que o grupo de economias emergentes é fundamental para o país, que não pode abrir mão de mercados importantes como o asiático, destino de quase 50% das exportações do agronegócio brasileiro.
Tebet ressaltou a importância de uma geopolítica baseada em dados e não em ideologias, mencionando a dependência brasileira de insumos como os fertilizantes da Ucrânia. Para a ministra, a integração com os países da América do Sul também é crucial, pois rotas comerciais através do Oceano Pacífico são o caminho “mais rápido e eficiente para chegar à Ásia”.
Ao comentar as novas tarifas comerciais impostas pelo governo de Donald Trump nos Estados Unidos, a ministra pregou pragmatismo. Segundo ela, é preciso analisar a situação sem reações emotivas e entender quais setores serão de fato afetados e o que o Brasil pode obter em troca, como a redução de tarifas sobre produtos como café e frutas.
A ministra também analisou o cenário global, afirmando que o mundo mudou após o segundo mandato de Trump. Ela criticou o recente acordo comercial entre os EUA e a União Europeia, classificando-o como “fraco” e questionando a capacidade europeia de cumprir seus termos, especialmente em meio a tensões com a Rússia.
Por fim, Tebet reiterou que, diante de um cenário internacional incerto, o Brasil precisa agir com independência e estratégia, fortalecendo os laços tanto com os parceiros do BRICS quanto com seus vizinhos sul-americanos.

 

About Author