Por Adriana Izel
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, visitou, na manhã desta quinta-feira (24), a primeira unidade da Agência do Trabalhador no Sol Nascente/Pôr do Sol. O equipamento público vai beneficiar a população da região administrativa, que, até então, representava 70% dos atendimentos da unidade de Ceilândia. Com a inauguração, o DF chega a 17 agências, incluindo as duas carretas itinerantes.
“Essa Agência do Trabalhador vai ajudar muito a população. Nosso compromisso é levar todos os serviços para dentro do Sol Nascente, para que a gente acabe com esse estigma de favela. Estamos levando respeito e dignidade para todas as áreas do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.
O chefe do Executivo local destacou a importância da descentralização do serviço público que tem como objetivo gerar emprego e renda para a população do Distrito Federal: “Aqui nessa Agência do Trabalhador nós esperamos dar cursos de qualificação, oferecer vagas de emprego e fazer o cadastro dessas pessoas”.
Durante a visita, o governador lembrou os investimentos que estão sendo feitos por este GDF na região administrativa, com infraestrutura, urbanização e instalação de equipamentos públicos. “O Sol Nascente hoje tem quase todos os equipamentos públicos, com investimento de aproximadamente R$ 800 milhões. Conseguimos publicar a licitação do Pôr do Sol, uma região bastante carente, que aguardava há 25 anos. Agora nós vamos fazer um investimento de R$ 68 milhões para fazer toda a requalificação, com piso intertravado, asfalto, calçadas e águas pluviais”, acrescentou.
Capacitação e emprego

A nova Agência do Trabalhador tem capacidade para entre 250 e mil atendimentos diários por pessoa, com orientação profissional de especialistas em recrutamento e seleção, além de infraestrutura completa, com laboratório de informática, salas de treinamento, auditório, copas e banheiros acessíveis. Empresários da região também poderão utilizar o local para realizar processos seletivos, sejam individuais ou coletivos.
No local, o usuário terá acesso a todos os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet): intermediação de mão de obra, habilitação no seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital, programas como Cesta do Trabalhador e de Microcrédito Prospera e inscrição nos cursos de qualificação.

“Grande parte das pessoas que buscam qualificação profissional e emprego saem do Sol Nascente. A agência mais próxima que tinha aqui era no centro de Ceilândia, então fazia com que as pessoas tivessem menos acesso. A nossa expectativa é atender quase mil pessoas diariamente”, revelou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.
