O presidente da ABDI denuncia sabotagem da elite econômica brasileira. ‘Quer impor medidas contra Lula’

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Cappelli, publicou nesta segunda-feira (30) uma breve análise destacando algumas conquistas do atual governo, mas também fez um alerta: opositores da esquerda em nível nacional e a elite econômica brasileira agem para sabotar o país com o objetivo de “impor medidas contra Lula”.
“Chega de conciliação. Agora é guerra!!!”, afirmou Cappelli na rede social X. Ele também sugeriu que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL), é um possível candidato à presidência da República com propostas mais alinhadas aos interesses dos mais ricos, e não da população mais pobre.
O governo federal enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL nº 1087/25) que eleva a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil por mês. A ideia é que a nova proposta, caso seja aprovada, entre em vigor em 2026. Nesta segunda (30), o ministro Fernando Haddad (Fazenda) afirmou, durante evento, em Brasília (DF), que, “se o projeto for aprovado neste ano, serão mais 10 milhões de brasileiros que deixarão de pagar imposto”.
No caso da geração de postos de trabalho, também mencionada por Cappelli, a taxa de desemprego recuou no Brasil no trimestre encerrado em maio deste ano. O índice foi de 6,2%, menor patamar registrado para este mesmo período desde o início da série histórica, iniciada em 2012. Foi o que mostrou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada na última sexta (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


